O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, pretende chamar a atenção da mídia estrangeira para o problema dos refugiados ucranianos, segundo pronunciamento feito na quarta-feira, 2, pelo governo da província russa de Rostov. No começo do dia, o chefe da diplomacia do país se reuniu com o governador local, Vasily Golubev, para discutir o fluxo de pessoas que chega diariamente à região para fugir dos confrontos na vizinha Ucrânia.
Lavrov pediu informações ao governador sobre a cobertura da mídia estrangeira e constatou que o interesse externo sobre a questão é quase nulo. Mais de 21 mil cidadãos ucranianos encontraram abrigo em Rostov desde o início dos combates, incluindo oito mil crianças. A maior parte dos refugiados foi acolhida por famílias, e o restante está alojado em centros de abrigo temporário. Alguns dos refugiados também estão sendo transferidos para outras partes da Rússia.
De acordo com as recentes estimativas do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), aproximadamente 110 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Rússia desde o início da crise.
Fonte: Diário da Rússia