Honduras recebe milhares de crianças que atravessavam para os EUA

quinta-feira, julho 3, 2014

Mais de 52 mil crianças imigrantes foram detidas desde outubro de 2013 nos EUA.

Mais de 52 mil crianças imigrantes foram detidas desde outubro de 2013 nos EUA.

A primeira-dama de Honduras, Ana Garcia, recebeu nesta quarta-feira (2) as crianças migrantes que tentaram atravessar o México para chegar aos Estados Unidos ilegalmente. Os jovens foram detidos durante a travessia e foram impedidos de ver seus pais.

A esposa do presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, se deslocou até a fronteira de Corinto, departamento (equivalente a estado) de Cortés, a 350 km ao norte da capital, para receber as crianças, que vieram de ônibus do México, onde foram presas.

A primeira-dama lidera uma força-tarefa criada pelo mandatário para receber milhares de crianças migrantes que vêm dos EUA ou do México, após tentarem uma viagem cheia de perigos, incluindo a presença de grupos criminosos violentos que sequestram em busca de recompensas.

Mais de 52 mil crianças imigrantes foram detidas desde outubro de 2013 nos EUA, segundo informações divulgadas pela a diretora do Conselho de Políticas Domésticas da Casa Branca, Cecilia Muñoz. Autoridades atribuem o aumento da violência nos países da América Central como principal fator para a travessia ilegal.

Martha Obando, especialista em atendimento a crianças da Unicef, disse à AFPque, durante a tarde de quarta-feira (2), oito ônibus com uma média de 35 a 40 crianças chegaram à Corinto, em Honduras. Outros 15 ônibus eram esperados até o final da noite.

Medidas para evitar a migração infantil

Ministros das Relações Exteriores da Guatemala, El Salvador e Honduras irão se reunir no sábado (5), em San Salvador, para discutir o início de uma campanha para aumentar a conscientização sobre os perigos da migração de crianças para os Estados Unidos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo secretário de Comunicação Social da Presidência da Guatemala, Francisco Cuevas, que detalhou a participação de seus homólogos em El Salvador e Honduras.

Cuevas disse em uma conferência de imprensa que a reunião entre os ministros pretende lançar a campanha e captar os recursos correspondentes. O projeto tem como objetivo criar consciência entre os pais das crianças sobre os perigos que eles enfrentam quando viajam para entrar ilegalmente nos Estados Unidos através da fronteira com o México.

Por Théa Rodrigues

Fonte: Portal Vermelho


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close