Aguarda parecer da Comissão de Justiça o Projeto de Resolução 8/2014, que institui a medalha “Mateus Alkhalaf” no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado. A medida foi apresentada pelo deputado Marcos Mansur (PSDB) e tem o objetivo de “agraciar pessoas físicas e jurídicas, promotoras e patrocinadoras da causa dos refugiados no Estado do Espírito Santo”.
Caso seja instituída, a medalha será entregue, anualmente, no mês de junho. De acordo com o projeto, a realização da sessão solene para entrega da medalha deverá ser feita preferencialmente na segunda quinzena, em consideração ao Dia do Refugiado, celebrado mundialmente no dia 20 de junho.
O nome da medalha faz referência a um garoto nascido no dia 20 de janeiro de 2014, no município de Vila Velha, Espírito Santo. A criança é filho de um casal que fugiu da guerra civil na Síria e que passou por uma peregrinação para sobreviver. A vinda para o Espírito Santo foi a forma encontrada de salvar a vida do menino.
Em sua justificativa, o autor da matéria afirma que o Espírito Santo acolheu 10% dos refugiados sírios no Brasil. “Além dos sírios, outros refugiados têm se estabelecido no Estado, suportando, além do sofrimento pelo expatriamento, a inserção social, cultural e trabalhista, agravadas pela diferença linguística”.
Uma vez analisada pela Comissão de Justiça, a proposição será encaminhada aos colegiados de Cidadania e Finanças e à Mesa Diretora. Com base nos pareceres a serem emitidos, a matéria irá à votação pelo Plenário.
Com a colaboração de Luísa Bustamante/Web Ales
Fonte: PROMAD