Organização Vision of Humanity classifica os níveis de paz de 162 nações utilizando 22 indicadores.
Angola está em 102.º lugar no ranking do Índice de Paz Global (IPG), atrás do Benim (100º) e dos Estados Unidos da América (101º).
Numa escala de 0-5, o país é considerado o nível mais alto de criminalidade percebida na sociedade. Destaca-se também na avaliação dos homicídios (4), no acesso às armas (3), nos crimes violentos (3) e no terror político (3).
As notas de Angola melhoram quando o IPG incide nas seguintes categoria: população prisional, importação de armas, actividade terrorista, mortes em conflito, armas nucleares, exportação de armas, refugiados e mortes em conflitos externos. Nelas, o país recebeu a melhor pontuação.
De acordo com a organização Vision of Humanity, vivemos no século mais pacífico da História. Contudo, os últimos sete anos mostraram uma deterioração da paz.
A Líbia e a Costa do Marfim estão entre as nações que mais se destacam na tentativa de implementar a paz, característica comum em todos os países que procuram a estabilidade política, segundo a organização.
Desde há oito anos que o IPG mensura o nível de paz de 162 nações utilizando 22 indicadores que avaliam a ausência da violência ou o medo da violência.
As conclusões da organização revelam que, desde 2008, 111 países tiveram uma deterioração dos níveis de paz, enquanto 51 melhoraram.
O mundo tornou-se, portanto, menos pacífico no último ano devido ao maior número de actividades terroristas, conflitos e aumento do número de refugiados.
O impacto económico da violência no mundo no último ano representa cerca de USD 9.8 mil triliões, o equivalente ao dobro do total do Produto Interno Bruto africano.
Europa é a região mais pacífica, com 14 países do top 20.
Fonte: Rede Angola