Um avião cargueiro com 100 toneladas de itens emergenciais de assistência pousou na tarde desta quarta-feira em Erbil, no Curdistão iraquiano, dando início a uma massiva operação de ajuda para beneficiar centenas de milhares de pessoas em meio à pior crise humanitária do Iraque.
A bordo do Boeing 747 vindo de Amã, na Jordânia, estavam 3.300 tendas, 20 mil lonas plásticas, 18,5 mil kits de cozinha e 16,5 mil galões para transportar água – o primeiro carregamento de uma operação planejada para entregar 2,410 toneladas de produtos até o início de setembro.
Esta ajuda vai beneficiar 500 mil pessoas deslocadas na região, a maioria delas vivendo em construções inacabadas, em estacionamento ou ao longo de estradas.
Outros três voos vindos da Jordânia chegarão amanhã, sexta-feira e sábado, cada um com 100 toneladas de produtos de assistência emergencial. A ajuda também acontece por mar e terra, com 175 caminhões trazendo tendas, cobertores e outros itens domésticos, cruzando as fronteiras da Turquia, Jordânia e Irã, vindos dos estoques do ACNUR na região e na Europa.
“Esta é uma grande operação logística para trazer ajudar humanitária pelo ar, terra e mar, para ajudar as centenas de milhares de pessoas desesperadas que, de uma hora para outra, tiveram que fugir como nada além de suas próprias vidas, e agora lutam para sobreviver em condições muito difíceis”, disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres.
A crescente crise no Iraque levou a região do Curdistão iraquiano a abrigar mais de 600 mil deslocados internos, incluindo mais de 200 mil pessoas que deixaram a região do Monte Sinjar no início do mês de agosto. O ACNUR está trabalhando com outros parceiros humanitários e a autoridades curdas da região para prover esta ajuda humanitária.
A grande maioria das tendas irá para os campos de Badjet Kandela, Khanke e Zakho, no estado de Dohuk. O campo de Badjet Kandela está sendo expandido e os outros dois estão sendo construídos para abrigar o recente fluxo de pessoas deslocadas. Outros itens de emergência serão distribuídos nos próximos dias para as pessoas que estão em assentamentos improvisados nas cidades de Dohuk, Zakho, Semel, Akre e Zawita, assim como em outras áreas de Erbil e Suleymaniyah.
O apoio para este grande esforço de ajuda humanitária vem da Arábia Saudita, Turquia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Dinamarca, Kuwait, Luxemburgo, Noruega, Suécia e da Fundação IKEA, uma parceria corporativa do ACNUR.
Dentro do Iraque, estima-se que 1,2 milhão de pessoas tenham sido deslocadas este ano, incluindo mais de 500 mil relacionadas aos conflitos na região de Anbar, que começaram em janeiro, e outras 600 mil vítimas dos combates na região de Mosul (desde junho) e, mais recentemente, em Sinjar. A maioria dos deslocados está na região do Curdistão, no norte do Iraque.
Fonte: ACNUR