De acordo com os padrões de missões de observadores nacionais e internacionais, as eleições ocorreram de forma pacífica e transparente, apesar de alguns incidentes localizados.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou os cidadãos de Moçambique pelo “ambiente tranquilo” que marcou as eleições presidenciais, legislativas e provinciais que aconteceram no último dia 15 de outubro.
De acordo com os padrões de missões de observadores nacionais e internacionais, as eleições ocorreram de forma pacífica e transparente, apesar de alguns incidentes localizados, disse o chefe da ONU.
Segundo os relatos da mídia, a contagem parcial dos votos demonstra que a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) continuará no poder, com uma possível eleição direta do candidato presidencial Filipe Nyusi. O partido ganhou todas as eleições até o momento realizadas, desde o fim da guerra civil em 1992.
Por meio de um comunicado, o secretário-geral pediu a todas as partes para continuar a trabalhar juntas no marco da lei eleitoral e engajar-se construtivamente em todo o processo eleitoral enquanto esperam o anúncio oficial dos resultados.
Fonte: ONU