O último conflito com Israel deixou cerca de 100 mil casas destruídas, afetando 600 mil pessoas. Boa parte da população de Gaza continua sem água, e os cortes de luz são frequentes.
As operações apoiadas pelas Nações Unidas para o fornecimento de materiais de construção destinados à reconstrução de abrigos e casas em Gaza por conta do recente conflito com Israel já começaram, afirmou, nesta terça-feira (04) o coordenador especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry. Cerca de 700 beneficiários já estão aptos a adquirir o material de construção para dar início à reconstrução de suas casas, após alguns bairros da região terem sido completamente destruídos e cerca de um terço da população ter ficado sem abrigo por causa do conflito que durou 51 dias.
O coordenador especial da ONU afirmou que é necessário acelerar urgentemente a implementação desse mecanismo, para que cerca de 60 mil abrigos que necessitam de reparos sejam reconstruídos – principalmente com a perspectiva de breve chegada do inverno.
“Na ausência de outras alternativas viáveis, a ONU considera o mecanismo temporário de reconstrução como um passo importante para acabar com todos os bloqueios à Gaza “, disse o coordenador especial.
Mais de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas, afetando mais de 600 mil pessoas. Uma significativa parcela da população continua sem ter acesso à água e os cortes de energia de até 18 horas têm sido frequentes. O último confronto matou mais de 2,1 mil palestinos – 500 eram crianças – e 70 israelenses.
Fonte: ONU