Mais de 13.500 ucranianos cruzaram a fronteira, chegando ao território da Federação Russa durante as últimas 24 horas, disse neste sábado Pavel Astakhov, defensor dos direitos das crianças adjunto à presidência da Rússia.
Em particular, no último dia só a região de Rostov deu alojamento a 391 pessoas, das quais 132 são crianças e seis incapacitados, segundo Astakhov.
O secretário-geral da OSCE, Lamberto Zannier, que tinha visitado o campo de refugiados ucranianos na região de Rostov, elogiou as boas condições criadas no local.
O serviço de migração russo abriu nas áreas fronteiriças da região de Rostov postos adicionais de recepção de cidadãos da Ucrânia que aspirem ao estatuto de refugiado e abrigo temporário.
Na terça-feira, em reunião com dirigentes do Serviço de Segurança da Ucrânia, Ministério do Interior, Ministério da Defesa e Conselho Estatal para Situações de Emergência, o presidente da Ucrânia, Piotr Poroshenko, deu instruções com vista a criar um corredor humanitário para evacuar os civis da zona de combates.
Fonte: Rádio Voz da Rússia