Centenas de milhares de crianças estão em perigo de vida, por causa da propagação de doenças, como a cólera. O sonho de um país seguro e pacífico está a tornar-se um pesadelo para os mais pequenos, alerta a UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou um alerta para o perigo que correm centenas de milhares de crianças no Sudão do Sul, por estarem expostas a doenças com a cólera, sobretudo nos estados do Alto Nilo. A ameaça, nesta região, atinge 80 por cento dos menores de cinco anos.
“O sonho de um Sudão do Sul seguro e pacífico está a converter-se num pesadelo para as crianças”, afirmou a diretora executiva adjunta da UNICEF, Yoka Brandt, sublinhando que os menores sul-sudaneses “necessitam que os líderes protejam as suas vidas, os seus direitos e o seu futuro, e necessitam que o mundo os escute e exija atuar em seu nome”.
Neste momento, cerca de 50 mil crianças poderão morrer devido à desnutrição e 740 mil menores de cinco anos correm sérios riscos de sofrer de insegurança alimentar. Muitos já começaram a alimentar-se de plantas silvestres para sobreviver. Segundo os responsáveis da UNICEF, meio milhão de crianças fugiu do país, mais de 9.000 foram recrutadas por grupos armados, e as meninas são cada vez mais vítimas de abusos sexuais.
Fonte: Fátima Missionária