Ataque foi represália contra lançamento de cinco projéteis ao território israelense
A aviação de Israel atacou neste sábado três supostas plataformas de lançamento de foguetes no centro de Gaza em represália pelo lançamento nesta tarde de cinco projéteis contra território israelense, dois dos quais impactaram um edifício e causaram um incêndio.
Segundo um comunicado do exército israelense, “um caça-bombardeiro respondeu imediatamente para evitar mais ataques contra civis israelenses e apontou em direção das três plataformas de lançamento de foguetes no centro de Gaza.
“Os alvos foram alcançados”, acresentou a nota. Momentos antes, três foguetes tinham superado o escudo antimísseis israelense e atingido a região de Shaar HaNeguev, causando um incêndio em um edifício da cidade de Sederot.
Outros dois caíram na região vizinha de Sdot Neguev, sem causar danos nem vítimas.
Promessa de vingança
Ontem, pelo menos dois milicianos palestinos morreram em um ataque israelense contra um carro no campo de refugiados de Shatti, no oeste de Gaza, informaram fontes médicas e de segurança.
Pouco depois do ataque, o grupo radical Jihad Islâmica admitiu que as vítimas eram militantes do grupo e prometeu vingança.
A tensão aumentou em Gaza desde que há quase três semanas dois palestinos morreram -um deles uma criança de sete anos- e outros dois ficaram feridos em um ataque da aviação israelense contra uma motocicleta que circulava pelo norte da região.
Esse ataque aconteceu pouco depois de um foguete ser disparado de Gaza contra solo israelense, sem causar vítimas nem danos.
Desde então, mais de uma dezena de projéteis deste tipo foram lançados por milicianos, sem deixar vítimas mas causar alguns danos.
Por enquanto, nenhuma facção armada assumiu a autoria do disparo de foguetes contra Israel.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, condenou o disparo de foguetes de Gaza contra o território israelense, e convocou todas as facções a respeitar o cessar-fogo com Israel.
Fonte: Jornal de Londrina