A Caritas Internacional está a distribuir bens a milhares de famílias iraquianas que fugiram de casa devido ao conflito armado no norte do país
A crise no Iraque está a mobilizar as instituições de caridade que estão presentes no país. A Cáritas Internacional está a distribuir, em campos de refugiados, igrejas ou mesquitas, alimentos, colchões e produtos de higiene a mais de duas mil famílias iraquianas que abandonaram as suas casas devido ao conflito armado no norte do país.
De acordo com a organização humanitária, os cristãos são um dos principais grupos prejudicados pela violência que levou à deslocação milhares de pessoas da segunda maior cidade do Iraque, Mossul, e outras localidades, rumo ao Curdistão.
Qaraqosh, a cerca de 30 quilómetros de Mossul, é uma das localidades com maior número de cristãos (cerca de 40 mil pessoas). Contudo, a organização teve de «fechar o seu escritório por razões de segurança», indica a Rádio Vaticano. «Podemos contar numa mão o número de famílias cristãs que ficaram em casa», afirmam os funcionários, que aludem à falta de água, eletricidade e outros serviços em grandes áreas do território.
Fonte: Fátima Missionária