O Festival Internacional de Londrina (FILO) comemora os 80 anos de Londrina e nesta 46ª edição investe no aproveitamento de espaços públicos para apresentações gratuitas. Nesta terça-feira (26), novamente será possível conferir uma montagem na Praça Floriano Peixoto, localizada entre a Catedral e o Calçadão, no Centro da cidade.
O Cirko Volante de Sumaré (SP) vem a Londrina com a montagem “Estapafúrdias”, em que busca o envolvimento com a plateia através de truques lúdicos. Os excêntricos personagens se utilizam de malabarismo, mágica e ilusões para trabalhar a imaginação do público a partir das 11h30.
O Merlin Puppet Theater da Grécia faz sua segunda apresentação de “Clows’s House”, com ingressos já esgotados. O teatro de bonecos adulto usa o humor negro para mostrar as neuroses e a solidão do mundo moderno, através de personagens que se trancam em seus apartamentos.
Presos em quartos escuros, cheio de medo e obsessões, os protagonistas fogem de seus sonhos, mas serão libertados por Merlin da forma mais violenta. A peça está agendada para as 20h, no Centro Cultural Sesi, na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica.
Também às 20h está programado o espetáculo “Raízes e Copas” do grupo de Londrina Talvez Quinta, do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. Com trilha sonora ao vivo de Chris Vine, seis atores tentam envolver o espectador em uma atmosfera particular.
As figuras se chocam constantemente em um lugar longínquo, entre o real e a fantasia, entre as raízes e as copas. A apresentação ocorre na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura, localizada na Avenida Celso Garcia Cid, 205.
A Cia Provisório Definitivo de São Paulo (SP) traz uma das peças mais aguardadas do festival, que teve os ingressos esgotados com dois dias de bilheteria: “As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo”.
A montagem é inspirada em 12 diários de crianças e jovens que vivenciaram guerras, tanto as mais antigas, como a I Guerra Mundial, quanto os conflitos mais recentes vividos no Iraque e o Vietnã. O grupo sobe ao palco às 21h, na Usina Cultural, na Avenida Duque de Caxias, 4.159.
Fonte: odiario.com