Crianças foram detidas após atirarem pedras em posto de inspeção. Garoto de 12 anos ficou preso por três horas ao lado de professor.
Um menino de sete anos e um de doze foram detidos por soldados israelenses depois de atirarem pedras em um posto de inspeção na cidade palestina de Hebron. Um vídeo (assista), divulgado pela ONG International Solidarity Movement, mostra o pequeno Oday Rajabi chorando enquanto é carregado por dois soldados. Segundo o ISM, ele permaneceu detido durante 40 minutos.
O caso aconteceu por volta das 7h30 da manhã de segunda-feira (8), próximo a um posto de inspeção que fica no caminho de uma escola mantida pelas ONU. De acordo com testemunhas ouvidas pela ONG, as crianças jogavam pequenas pedras no local quando soldados reagiram atirando pelo menos duas bombas de gás lacrimogêneo.
Em meio à confusão, eles agarraram pelo pescoço Yousef Hajajreh, de 12 anos, e carregaram Rajabi. Os soldados também detiveram dois adultos, o professor Abd al-Aziz Hmad Rjob e Malak Salaymeh, de 18 anos, funcionário da escola onde os meninos estudam. Ambos tentavam intervir para que as crianças fossem liberadas.
Os dois adultos e o menino de 12 anos permaneceram detidos por cerca de três horas. Durante esse período, outras crianças atiraram pedras no posto, e os soldados responderam lançando três novas bombas de gás.
Fonte: G1