Damasco – O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou esta segunda-feira, 2 de Dezembro, que desde o início da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, há quase três anos, morreram mais de 125 mil pessoas na Síria.
A organização não governamental, que elabora as estatísticas com base nos dados fornecidos por fontes médicas e militares, revelou que entre 18 de Março de 2011 e 1 de Dezembro de 2013 foram registadas 125.835 vítimas mortais.
Citado pela agência EFE, o OSDH referiu que nos últimos 32 meses morreram 44.381 civis, incluindo 4.454 mulheres e 6.625 crianças. Entre os opositores, armados, do regime de Damasco, foram registadas 27.746 vítimas.
A revolta popular na Síria teve início em Março de 2011 com uma série de manifestações contra a falta de liberdade e a governação de Assad, que foram reprimidas pelo regime, originando uma guerra civil.
O conflito armado entre apoiantes e opositores do Presidente Bashar al-Assad já provocou mais de dois milhões de refugiados, a maioria dos quais encontram-se nos países vizinhos; Jordânia, Iraque, Turquia e Líbano.
Fonte: (c) PNN Portuguese News Network via Jornal Digital