A Organização das Nações Unidas conseguiu arrecadar R$ 124 mil em doações no Brasil para assistência médica aos refugiados em acampamentos palestinos no Oriente Médio. A cerimônia de entrega vai acontecer na manhã desta quinta-feira (12/12) em São Paulo, na sede da CCAB (Câmara de Comércio Árabe e Brasileira).
A campanha de arrecadação de fundos foi lançada no dia 30 de setembro pela CCAB por iniciativa do médico Riad Younes, vice-presidente de marketing da organização e coordenador da Cirurgia Oncológica do Hospital São José. Em entrevista a Opera Mundi, ele afirmou que todo o montante será aplicado para remediar a total falta de infraestrutura básica que os cerca de 5 milhões de palestinos refugiados enfrentam na área da saúde.
“Faltam coisas muito básicas para se fazer o mínimo necessário para cuidar da saúde nesses locais, incluindo a prevenção de doenças. O acesso à saúde nesses acampamentos em relação às populações dos países vizinhos é precária, enquanto a taxa de mortalidade é muito maior”, afirmou Younes.
Segundo Younes, a Agência da ONU para Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), responsável pela arrecadação e pela assistência aos refugiados da Palestina na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jordânia, Líbano e Síria, destinará as doações para três pontos específicos: o primeiro, na compra de aparelhos de ultrassom. Eles vão servir, principalmente, de acordo com o médico, para diagnosticar males como pedra na vesícula, inflamações na barriga e também para auxiliar em exames pré-natal, evitando a mortalidade das mães e de bebês. O déficit desses equipamentos é grande.
Fonte: Opera Mundi