A força de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul está profundamente preocupada com uma nova onda de conflitos que eclodiu na noite de domingo (15) e forçou cerca de 7 mil civis – muitas mulheres e crianças – a buscar abrigo na base da ONU em Juba, capital do país. Os confrontos continuaram nesta segunda-feira.
“Peço a todas as partes no conflito para cessar as hostilidades imediatamente e agirem com moderação”, disse em comunicado a representante especial do secretário-geral, Hilde Johnson, que tem estado em contato regular com líderes-chave para pedir calma.
Enquanto isso, forças de paz estão fornecendo água e tratamento médico básico para milhares de pessoas que fugiram para o complexo da missão, ao lado do aeroporto internacional, e para a Casa da ONU na área de Jebel Kujur.
“Esperamos que a situação da segurança em Juba seja normalizada rapidamente para permitir que os civis retornem em breve para suas áreas residenciais”, disse a missão em outro comunicado.
A declaração acrescenta que a missão de paz da ONU nega os boatos de que estaria abrigando figuras políticas e militares importantes.
Fonte: ONU