Em 2012, após lhe ter sido atribuído o Prêmio Nobel da Paz, a Comissão Europeia criou o projeto Crianças da Paz da UE, canalizando assim o montante do prêmio para a ajuda a crianças que vivem em ambientes de conflito e de pós-conflito. Este projeto beneficiou mais de 28 000 crianças em países como o Paquistão, a República Democrática do Congo, a Etiópia, a Colômbia, o Equador e o Iraque (neste caso, ajudou crianças sírias refugiadas neste país).
Recentemente, a Comissão Europeia anunciou para 2014 novos projetos humanitários que visam mais 80 000 crianças afetadas por conflitos através da mesma iniciativa. Para o efeito, disponibilizou a quantia de 4 milhões de euros.
Estes fundos visam ajudar crianças no Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Chade, República Centro-Africana, Somália, Afeganistão, Iraque, Myanmar, Colômbia e Equador. À semelhança do que aconteceu durante o ano em curso, o objetivo é providenciar escolas, espaços infantis, apoio psicológico e material escolar às crianças naqueles países.
Fonte: Blog Bruxelas