A região de Mianmar/Birmânia, localizada próximo a Tailândia, é conhecida pelos constantes conflitos armados travados por questões étnicas e políticas. A consequência é o prejuízo à população do país, que é obrigada a se refugiar para o país vizinho para sobreviver. Cerca de 160.000 refugiados vivem na Tailândia e em outras regiões próximas.
Com a intenção de ajudar as crianças orfãs da guerra, o escritório de arquitetura TYIN tegnestue desenvolveu um projeto de orfanato sustentável que abriga pequenas habitações individuais para 24 jovens. A construção é composta basicamente por bambu, material abundante na região e considerado altamente sustentável. Além disso, sua execução é simples e não deixa resíduos.
Apelidada como “Casa de borboletas“, as moradias combinam o estilo de arquitetura local e o design sustentável dos arquitetos da TYIN. Cada unidade possui aberturas em todas as fachadas para favorece a ventilação cruzada. Já a malha feita com bambus facilita a entrada de luz, tornando as casas eficientes energeticamente. Para prevenir a umidade e melhorar a vida útil das construções, todas as fundações foram feitas com concreto e a estrutura das casas é elevadas a cima do solo. Quanto a seu posicionamento, cada casa está em um ângulo diferente e com uma distância específica para as outras de forma cuidadosamente planejada para favorecer a interação entre as crianças e jovens.
Fonte: Projeto Contém