O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta terça-feira (21) à Suíça, às vésperas da conferência Genebra II – liderada pela ONU – para tentar acabar com a guerra civil na Síria. A crise começou em março de 2011, há quase três anos.
Imediatamente após sua chegada, Ban iniciou conversações com participantes de vários países e organizações regionais que estarão presentes na conferência, que começa amanhã, 22 de janeiro, na cidade de Montreux.
O secretário-geral, que amanhã abre a parte de alto nível da conferência, encontrou-se em Genebra com a alta representante da União Europeia para relações exteriores e política de segurança, Catherine Ashton. Eles discutiram os vários aspectos da crise, incluindo os esforços para fazer chegar ajuda humanitária a um país onde milhares de pessoas fugiram de suas casas, e centenas de milhares sofrem com a falta de alimentos e medicamentos.
De Genebra, Ban embarcou para Montreux, onde representantes de cerca de 40 países e organizações regionais começam a chegar para a reunião de amanhã, na primeira vez em que Governo e oposição sírios se reúnem em uma mesa de negociação desde que o conflito começou.
A base das negociações de Genebra II é a plena implementação de um plano de ação adotado no chamado Comunicado de Genebra de 2012, que prevê um governo de transição, para organizar eleições livres e justas.
Os participantes também tentarão fazer acordos para a entrega de ajuda humanitária em um país onde mais de 120 mil pessoas foram mortas e mais de 10 milhões expulsas de suas casas desde que o conflito irrompeu entre o Governo e vários grupos que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad.
Fonte: ONU