Cerca de 300 mil iraquianos foram deslocados pelo conflito em Anbar nas últimas semanas, relata ONU

quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Foto: ACNUR/K.Brooks

Foto: ACNUR/K.Brooks

Cerca de 300 mil iraquianos – cerca de 50 mil famílias – foram deslocados nas últimas seis semanas por causa da insegurança nas províncias de Fallujah e Ramadi em função do conflito na província de Anbar, relatou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) nesta terça-feira (11).

“Muitos dos deslocados fugiram para comunidades periféricas à província de Anbar para escapar do conflito, enquanto 60 mil pessoas fugiram para províncias mais distantes”, disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming.

Segundo a agência, os deslocados estão abrigados em escolas, mesquitas e outros prédios públicos e precisam urgentemente de água potável, leite, fraldas, camas, utensílios de cozinha e outros itens humanitários. Mulheres grávidas e crianças necessitam de cuidados médicos.

Em uma operação coordenada pela Missão de Assistência da ONU no Iraque (UNAMI) para dar suporte à resposta do governo – que relatou precisar de 35 milhões de dólares para lidar com a crise – o ACNUR distribuiu mais de 2,3 mil kits com itens essenciais de ajuda e 175 tendas em vários locais pelo país.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) já distribuiu mais de 1.250 kits de higiene e fontes de água e saneamento, e planeja enviar mais nos próximos dias. Organizações parceiras da ONU também estão fornecendo itens essenciais de ajuda.

A porta-voz do ACNUR destacou que o acesso e bloqueios de estrada são um desafio para a distribuição da assistência, observando que uma remessa de suprimentos médicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) está apreendida em um posto de controle do Exército iraquiano desde o dia 30 de janeiro.

A agência da ONU acrescentou que os 300 mil novos deslocados internos no Iraque fazem parte dos 1,1 milhão de pessoas deslocadas pelo país, que ainda não retornaram às suas comunidades atingidas pela violência entre 2006 e 2008.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close