O Fundo Central das Nações Unidas de Resposta de Emergência (CERF) destinou mais 10 milhões de dólares para apoiar as operações de socorro mais críticas na República Centro-Africana (RCA), onde a violência obrigou centenas de milhares de pessoas abandonar suas casas.
Esta é a segunda alocação no valor de 10 milhões de dólares feita pelo CERF em aproximadamente dois meses para apoiar os esforços de ajuda na RCA, que após meses em crise política e na ilegalidade, está imersa no caos e na violência mortal.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), estima-se que 2,5 milhões de pessoas – mais da metade dos 4,6 milhões de habitantes do país – precisem de assistência.
A chefe do OCHA, Valerie Amos, disse que as necessidades do país são enormes e os parceiros humanitários estão sendo obrigados a priorizar a prestação de assistência. Amos afirmou que a segurança e a estabilidade do país devem ser restauradas o quanto antes e muito mais deve ser feito para resolver as causas profundas do conflito e impedir a escalada de violência.
Em uma reunião realizada em janeiro de 2014, em Bruxelas, Bélgica, doadores prometeram um total de 207 milhões de dólares em financiamento humanitário para a RCA. Esta semana se chegou a 28% do valor, cerca de 57,5 milhões dólares. O OCHA alertou que apenas 13% dos 551 milhões necessários para o Plano de Resposta Estratégica para a RCA estão financiados.
Fonte: ONU