O Fundo das Nações Unidas para a Infância entregou no domingo o terceiro lote com itens de ajuda para mulheres e crianças deslocadas na província de Anbar, no Iraque.
O Unicef lidera a resposta humanitária na região, junto com o Alto Comissário da ONU para Refugiados e a Organização Internacional para Migrações.
Água e Nutrição
O foco do Unicef no momento é conseguir acesso a todas as áreas restritas, onde mais de 40 mil crianças precisam urgente de apoio. A agência entrega suplementos para que a população de Anbar tenha água potável, itens de higiene, nutrição adequada e ajuda médica.
A meta para esta semana é entregar 300 toneladas de itens de ajuda. Muitas famílias que saíram de casa encontraram abrigo em escolas e mesquitas.
Violência
Segundo o Unicef, a violência na província já deixou mais de 62 mil famílias desalojadas desde o começo do ano. As condições de segurança, infraestrutura e serviços básicos pioraram nas cidades de Fallujah e Ramadi.
A população mais vulnerável enfrenta baixos estoques de comida, pouco acesso à água potável, níveis de saneamento perigosos e a suspensão das aulas nas escolas.
O Unicef ampliou a ajuda, com a entrega de 96 mil litros de água por dia, instalação de banheiros químicos e fornecimento de material para a purificação de água.
Fonte: ONU