O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu nesta sexta-feira (21) que os países assumam um compromisso plurianual para fornecer reassentamento e outras formas de admissão para 100 mil sírios refugiados em 2015 e 2016.
A agência da ONU já tinha feito um pedido para os Estados abrigarem 30 mil refugiados sírios em 2014. Até agora, 20 países já ofereceram abrigo para mais de 18 mil pessoas.
O ACNUR diz estar confiante que a meta da agência será atendida até o final deste ano, principalmente devido à ajuda dos Estados Unidos.
Como parte da resposta de emergência para a situação caótica na Síria, o ACNUR está pedindo que os Estados-membros da ONU considerem uma série de soluções que podem fornecer proteção para os refugiados do país, como reassentamento, admissão humanitária ou patrocínio individual.
Os Estados também poderiam oferecer outros tipos de soluções, como desenvolver programas que permitam o reencontro de famílias sírias ou bolsas de estudo para estudantes, bem como assistência médica para aqueles com problemas de saúde graves.
Atualmente há mais de 2,4 milhões de refugiados registrados na região. No Líbano existem cerca de 932 mil, na Jordânia em torno de 574 mil, na Turquia 613 mil, no Iraque 223 mil e no Egito 134 mil.
Fonte: ONU