Uma explosão que se acredita tenha sido causada por um carro-bomba matou cinco pessoas e causou grande destruição nesta quinta-feira num campo de refugiados sírios perto de um posto de controle na fronteira com a Turquia, disse um grupo de monitoramento.
A Turquia está abrigando mais de 600.000 refugiados de quase três anos de guerra civil na Síria e vem mantendo sua fronteira aberta desde o início do conflito.
Ambulâncias levavam feridos do campo de refugiados para a cidade turca de Kilis, no sul do país, onde um funcionário do hospital estatal disse que pelo menos 40 pessoas estavam sendo tratadas.
Uma autoridade turca na fronteira afirmou que a explosão perto do posto fronteiriço de Oncupinar, na Turquia, que fica do lado oposto ao portão de Bab al-Salameh, na Síria, pôde ser sentida a quilômetros de distância, mas a passagem na fronteira permaneceu aberta.
Um vídeo amador postado na Internet mostrou o que pareciam ser três corpos sob cobertores. O grupo de monitoramento Observatório Sírio de Direitos Humanos, ligado à oposição síria, afirmou que foram confirmadas cinco mortes e a explosão provocou um incêndio no campo.
Milhares de sírios abandonaram a cidade de Aleppo, cerca de 60 quilômetros ao sul de Kilis, nas últimas semanas por causa de uma campanha de ataques aéreos com “barris-bomba”, um artefato improvisado lançado pelas forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.
Fonte: Exame.com