O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou nesta quarta-feira (26) uma iniciativa para promover a consolidação da paz e da coesão social entre as comunidades dilaceradas por conflitos na República Centro-Africana (RCA) e, ao mesmo tempo, pedir que doadores enviem os 22 milhões de dólares que ainda faltam para garantir que o projeto cumpra seus objetivos.
“O programa é para ajudar a reconstruir o tecido social na República Centro-Africana, reduzindo as vulnerabilidades nas esferas sociais, econômicas e de segurança”, explicou a representante residente do PNUD em Bangui, Kaarina Immonen. Segundo ela, o plano “construirá uma ponte entre a terrível situação humanitária que o país enfrenta e os esforços para construir a paz, a resiliência da comunidade e o desenvolvimento a longo prazo”.
A iniciativa terá duração de dois anos e custará 26 milhões de dólares. Envolve uma série de atividades de coesão social para ajudar mais de 350 mil pessoas no centro e oeste do país.
O PNUD ajudará na iniciação de programas de obras públicas em diversos distritos para a criação de empregos temporários, buscando reparar infraestruturas danificadas como reservatórios de água, esgotos, pontes e clínicas locais. Também serão realizadas campanhas de sensibilização por meio de seminários, debates públicos e da mídia abordando questões como direitos humanos, abuso de drogas, violência sexual e baseada em gênero.
“Ao reunir os membros de comunidades de religiões ou origens étnicas diferentes, metade dos quais são jovens, o programa espera ajudar a curar as diferenças e melhorar a segurança em geral”, disse Immonen.
Fonte: ONU