No dia 26 de fevereiro, a Organização Não Governamental Missão em Apoio à Igreja Sofredora (ONG Mais), promoveu a Conferência Livre de Refugiados da Síria no Brasil, em Villa Velha, no Espírito Santo. O evento integra as etapas preparatórias do processo da 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio que tem a fase nacional prevista para ocorrer entre os dias 30 de maio e 1º de junho.
O debate em Vila Velha reuniu cerca de trinta pessoas, entre adultos, crianças e idosos. “Falamos em português e inglês, e um dos sírios traduziu para os demais em árabe. Considero o resultado muito positivo, conseguimos fechar 22 propostas”, destaca Laise Sindra, Assessora Jurídica e missionária da entidade.
Os principais eixos debatidos durante a Conferência foram a igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos e a inserção social, econômica e produtiva. “Os refugiados apresentaram, principalmente, grande preocupação com relação a emprego e moradia. Uma das reivindicações é a construção de políticas que atuem contra a discriminação, promovendo a inserção desse público no mercado de trabalho”, conta Sindra.
A ONG Mais trabalha com uma rede de contatos internacionais e disponibiliza abrigo para as famílias de refugiados sírios. Por meio de parceiros no Brasil, a entidade consegue oferecer apoio por até um ano para aqueles que chegam. Segundo a assessora, o perfil dos Sírios é de profissionais técnicos e com nível superior, “famílias que dispunham de uma boa situação econômica no país”, explica ela.
Mais informações sobre o trabalho da instituição no endereço:
Fonte: Participa.BR