Estes dados foram referidos hoje, terça-feira, em Luanda, por parlamentares zambianos durante um encontro que mantiveram com a Secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, em representação do titular da pasta das Relações Exteriores, Georges Chikoti.
Na reunião, na qual a delegação de parlamentares zambianos do Comité de Segurança Nacional e Relações Exteriores foi chefiada pelo deputado, Room Shikapwash, os laços históricos e de amizade entre os dois povos foram realçados.
A Secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, que esteve ladeada, entre outras, pela embaixadora angolana neste país, Balbina da Silva, e pela deputada, Exalgina Gâmboa, presidente da comissão de relações internacionais do Parlamento angolano, referiu-se às excelentes relações de cooperação e de amizade entre os dois países.
Acrescentou que existe uma agenda comum no quadro da SADC e um programa bilateral ambicioso no quadro do corredor do Lobito (Benguela), sendo oportuna a sua análise.
No entanto, salientou que tem de se continuar a desenvolver esforços, não só no quadro da SADC, mas sobretudo no domínio bilateral, uma vez que os dois países partilham uma extensa fronteira comum,” dai que se tem de forjar a amizade entre os povos e promover o intercâmbio”.
A Secretária de Estado manifestou ainda o desejo de que os parlamentos dos dois países desenvolvam acções que possam aproxima-los cada vez mais.
Por sua vez, Room Shikapwash salientou que é o momento para a passagem em revista do estado das relações entre Angola e o seu país.
De igual modo, informou aos angolanos que ainda se encontram no seu país, por opção própria, que o enquadramento tem decorrido.
Fonte: ANGOP