Conflitos com armas de fogo recomeçaram nesta segunda-feira (5) no estado de Unity, no Sudão do Sul, onde as forças de paz das Nações Unidas estão protegendo cerca de 23 mil civis deslocados, confirmou Farhan Haq, porta-voz da ONU, em Nova York.
Segundo o porta-voz da ONU, a Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) confirmou combates em várias partes do país no último fim de semana. Na capital do estado Unity, Bentiu, o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA) enfrentou soldados da oposição, incluindo batalhas próximo a uma das bases da ONU.
Fortes confrontos entre as duas forças também foram relatados em Renk, Nassir, no estado do Alto Nilo e na capital do país, Juba.
“Após a Missão negociar com ambos os lados em conflito, as forças deixaram a área na noite passada”, disse o porta-voz da ONU, acrescentando que a UNMISS reforçou a segurança do acampamento antes que os combates recomeçassem nesta segunda-feira (5).
Desde dezembro de 2013, o Sudão do Sul tem enfrentado conflitos em todo o país, deixando milhares de mortos e forçando dezenas de civis deslocados a buscar refugio nas bases da ONU.
Em dezembro de 2013, o Conselho de Segurança da ONU concordou em aumentar o número de tropas de paz da UNMISS de 7.700 para 13.200. No entanto, os países que contribuem ainda não forneceram cerca de dois terços das tropas extras.
Fonte: ONU