União Europeia entregou 23 viaturas aos guardas fronteiriços da Jordânia para transportarem refugiados até aos acampamentos. A frota é constituída por autocarros, carrinhas e ambulâncias
Para ajudar as autoridades da Jordânia a fazer face ao impacto provocado pela guerra na Síria, a União Europeia (UE) entregou 23 veículos aos guardas fronteiriços para transportarem os refugiados sírios desde a fronteira até aos centros de acolhimento. «O objetivo deste projeto é apoiar a política de fronteiras abertas do governo da Jordânia e partilhar com a comunidade internacional a responsabilidade na resposta à crise Síria», explicou a embaixadora da EU, Joanna Wronecka.
A frota, constituída por seis autocarros, seis mini-autocarros, oito carrinhas e três ambulâncias, vai substituir os camiões dos guardas fronteiriços que não eram adequados para transportar civis e estavam deteriorados após anos de uso intensivo nos terrenos acidentados das zonas de fronteira.
«Com esta contribuição, os refugiados, em especial os feridos, os idosos e crianças, passam a contar com um transporte mais cómodo, ao mesmo tempo que se alivia a pressão sobre os recursos dos guardas fronteiriços. É muito positivo que a comunidade internacional apoie o governo da Jordânia, que tem investido os seus próprios recursos com generosidade e paciência para ajudar os refugiados que entram no país», manifestou, por sua vez, o chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Jordânia, Davide Terzi.
Fonte: Fátima Missionária