População da região de Al-Hassakeh não recebia ajuda humanitária desde março por causa dos conflitos armados; comboio de 34 caminhões está levando quase 800 toneladas de comida, quantidade suficiente para atender 58 mil pessoas por um mês.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*
O Programa Mundial de Alimentos, PMA, enviou um carregamento de 796 toneladas de comida para a região nordeste da Síria.
Segundo a agência da ONU, a carga contendo arroz, feijão, macarrão, açúcar entre outros, será suficiente para alimentar 58 mil pessoas durante um mês.
Desafios
O comboio de 34 caminhões entrou no país através do posto de Nusaybin, na fronteira com a Turquia, e vai distribuir a comida em Al-Hassakeh.
Em março, o PMA, com a ajuda de outras organizações parceiras, conseguiu levar para a região um carregamento de comida suficiente para alimentar 50 mil pessoas. O material acabou sendo dividido e 90 mil sírios foram beneficiados.
Apesar dos desafios, a agência da ONU foi capaz de entregar comida para 3,9 milhões de pessoas em abril. O número foi menor do que os 4 milhões que receberam a ajuda em março por causa dos conflitos armados que impediram a entrega em algumas cidades.
O PMA informou que precisa de US$ 41 milhões por semana, o equivalente a cerca de R$ 90 milhões, para cobrir as despesas com alimentos para os sírios dentro e fora do país.
*Apresentação: Leda Letra.
Fonte: Rádio ONU