Rebeldes sírios iniciam retirada da área antiga de Homs

quarta-feira, maio 7, 2014

Três ônibus saíram da cidade nesta quarta-feira com 120 pessoas

O governador da Síria, Talal al-Barazi, confirmou que civis se retiraram de Homs Foto: Reuters

O governador da Síria, Talal al-Barazi, confirmou que civis se retiraram de Homs
Foto: Reuters

Os rebeldes iniciaram nesta quarta-feira a retirada da área antiga de Homs, no centro da Síria, onde estavam há mais de dois anos cercados pelas tropas governamentais.

“Três ônibus saíram da área antiga com 120 pessoas a bordo, feridos, civis e combatentes. Eles seguem para Dar al-Kabira”, uma cidade rebelde que fica 20 km ao norte, afirmou à AFP o negociador rebelde Abul Hareth.

O governador de Homs, Talal al-Barazi, confirmou a saída dos rebeldes da área antiga da cidade.

A retirada dos rebeldes é resultado de um acordo inédito concluído há dois dias pelos rebeldes e as forças de segurança da Síria.

“Com a saída destes homens, a operação de reconciliação vai começar para que Homs seja uma cidade sem armas e homens armados”, disse Al-Barazi.

Após a retirada, as forças sírias devem começar a tirar as minas e explosivos da área abandonada pelos rebeldes, segundo o governador.

O acordo também contempla a libertação de prisioneiros sob poder dos rebeldes na cidade de Aleppo, norte do país. Os rebeldes permitirão ainda o acesso de ajuda humanitária às cidades xiitas de Nubol e Zahraa, cercadas pelos insurgentes.

A retirada dos rebeldes é uma vitória do governo, que também pretende aplicar o acordo no bairro de Waer.

Caso obtenha a saída dos insurgentes de Waer, o governo terá o controle total de Homs, considerada a “capital da revolução”.

Fonte: Terra

 


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close